Ufaa Financeira https://ufaafinanceira.com.br/ Empréstimos, Financiamentos, Consorcio, Planos de Saúde, abertura de conta Banco do Brasil Fri, 11 Feb 2022 17:15:37 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 https://ufaafinanceira.com.br/wp-content/uploads/2024/09/cropped-logo-Mia-32x32.jpg Ufaa Financeira https://ufaafinanceira.com.br/ 32 32 BASF lança o Sistema Provisia na Abertura da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/basf-lanca-o-sistema-provisia-na-abertura-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/basf-lanca-o-sistema-provisia-na-abertura-da-colheita-do-arroz/#respond Fri, 11 Feb 2022 17:12:40 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3313 São Paulo, 11 de fevereiro de 2022 – Após o lançamento do Sistema Clearfield® que revolucionou o controle de plantas ... Leia Mais

O conteúdo BASF lança o Sistema Provisia na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
São Paulo, 11 de fevereiro de 2022 – Após o lançamento do Sistema Clearfield® que revolucionou o controle de plantas daninhas na lavoura de arroz, a BASF disponibiliza aos rizicultores brasileiros na safra 2022/23, o Sistema Provisia™. A novidade é destaque na 32ª Abertura Oficial da Colheira do Arroz. O evento acontece de 16 a 18 de fevereiro em Capão do Leão, RS.

Com a estratégia de diversificação de culturas, sistemas de produção e boas práticas de manejo, o Sistema Provisia™ irá oferecer soluções conectadas para alta produtividade e longevidade da lavoura do agricultor.
A tecnologia que será disponibilizada com exclusividade por meio da marca de sementes de arroz Lidero™, contará com a tolerância ao novo herbicida Provisia® 50 EC.

O novo herbicida irá oferecer um mecanismo de ação alternativo para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura, como: Arroz Vermelho e o Capim-Arroz, inclusive os biótipos resistentes aos herbicidas inibidores da ALS (acetolactato sintase).

“O Sistema Provisia™ chega para contribuir com o legado dos rizicultores do país. Acreditamos que o fortalecimento e a longevidade do sistema produtivo do agricultor passam pela estratégia de diversificação de culturas e integração de práticas de manejo“, ressalta Luciano Pizzuti, gerente de Marketing de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF.


Cultivando híbridos de arroz

As sementes híbridas de arroz da BASF auxiliam o agricultor para o alcance de altas produtividades. E na estratégia de oferecer um Sistema robusto e completo para o agricultor, ainda na safra 2022/23, a BASF irá disponibilizar os novos Híbridos de Arroz Provisia™ com a tolerância ao herbicida Provisia® 50 EC.

As cultivares híbridas Lidero™, marca de arroz da BASF, contarão com uma genética avançada, alto teto produtivo e qualidade de grãos. “A disponibilização de novas cultivares, desta vez com a tecnologia Provisia™, reforça o compromisso da BASF em entregar soluções cada vez mais completas e conectadas para os rizicultores do país. Investimos e estamos trabalhando muito nos ensaios para que os híbridos de arroz Lidero™ com a Tecnologia  Provisia™ também possam expressar patamares de produtividade semelhantes ou superiores aos obtidos na última safra”, afirma José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da BASF.


Compromisso com o legado dos agricultores e da agricultura

O Sistema Provisia™ faz parte do investimento global da BASF de € 900 milhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para o agricultor e chega para revolucionar o cultivo de arroz no Brasil. O objetivo é auxiliar o agricultor em seus principais desafios no campo, a partir da:

•       Adoção dos novos Híbridos de Arroz Provisia™ com alto teto produtivo e qualidade de grãos;
•       Utilização do novo herbicida Provisia® 50 EC;
•       Integração dos sistemas de produção: Clearfield® e Provisia™;
•       Rotação de culturas e adoção de boas práticas de manejo.

“Essa é mais uma solução conectada desenvolvida pela BASF que nasceu com o um compromisso de ajudar os agricultores, a agricultura e as gerações futuras a encontrar o equilíbrio ideal para o sucesso no campo. Os agricultores sempre fizeram o maior trabalho da terra e estamos ao lado deles há mais de 100 anos apoiando com inovações cada vez mais sustentáveis“, reforça Hugo Borsari, diretor de Sementes de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Para os próximos anos, o Sistema também estará disponível em importantes mercados da América Latina.

Diversificação de culturas

A rotação de culturas dentro do sistema produtivo do agricultor viabiliza o aumento de produtividade, auxilia no desafio da resistência de plantas daninhas, resultando em uma lavoura mais sustentável. A BASF orienta o agricultor para utilização dos sistemas de produção de arroz em alternância com o cultivo da soja. 

Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente; uso agrícola. venda sob receituário agronômico; consulte sempre um agrônomo; informe-se e realize o manejo integrado de pragas. descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos; leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita; e utilize os equipamentos de proteção individual. O produto Provisia® 50 EC está devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número: 02320.

O conteúdo BASF lança o Sistema Provisia na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/basf-lanca-o-sistema-provisia-na-abertura-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Clientes e visitantes do evento contam com equipe especializada em agro do Banrisul https://ufaafinanceira.com.br/clientes-e-visitantes-do-evento-contam-com-equipe-especializada-em-agro-do-banrisul/ https://ufaafinanceira.com.br/clientes-e-visitantes-do-evento-contam-com-equipe-especializada-em-agro-do-banrisul/#respond Fri, 11 Feb 2022 17:02:48 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3309 O Banrisul estará presente com um estande na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, ... Leia Mais

O conteúdo Clientes e visitantes do evento contam com equipe especializada em agro do Banrisul aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
O Banrisul estará presente com um estande na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre no município de Capão do Leão, entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Os clientes e visitantes terão atendimento de equipe especializada em agronegócios, todos os dias da feira, das 8h às 18h. Os profissionais do Banco, que também irão realizar visitas aos expositores, participarão de palestras e reuniões previstas no cronograma do evento, prestando assessoria financeira e apresentando produtos, linhas de crédito e soluções financeiras disponibilizadas ao segmento do agronegócio. A instituição é uma das empresas que apoia a edição desse evento.

A exposição ocorre nos formatos online e presencial, e reúne produtores de diversas regiões do País e exterior, engenheiros agrônomos e técnicos, agentes políticos, instituições de pesquisa e ensino do setor, além de empresas investidoras em tecnologia agrícola para terras baixas. Neste ano, serão três dias de roteiro técnico nas vitrines tecnológicas, palestras, fóruns, reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, feira e homenagens Pá do Arroz. No último dia, ocorre o Ato Simbólico da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na sede da Embrapa de Capão do Leão.

O conteúdo Clientes e visitantes do evento contam com equipe especializada em agro do Banrisul aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/clientes-e-visitantes-do-evento-contam-com-equipe-especializada-em-agro-do-banrisul/feed/ 0
Produtor contará com painel sobre inovação e tecnologia na Abertura Oficial da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/produtor-contara-com-painel-sobre-inovacao-e-tecnologia-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/produtor-contara-com-painel-sobre-inovacao-e-tecnologia-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/#respond Thu, 10 Feb 2022 14:18:33 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3298 A programação da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai contar com o painel ... Leia Mais

O conteúdo Produtor contará com painel sobre inovação e tecnologia na Abertura Oficial da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
A programação da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai contar com o painel “Tecnologia e Inovação nas Propriedades Rurais – Um Caminho sem Volta”, que terá como palestrantes Antonio Arns, engenheiro mecatrônico e fundador da ArnsTronic; Betania Longaray Fonseca, diretora da Sementes Rancho King; e Lucas Cardoso, da Green Next. O moderador do Painel será Luís Fernando Cavalheiro Pires, assessor da presidência da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Com mais de 10 anos de experiência em projetos de Vants, veículo aéreo não tripulado que utiliza como ferramenta o sensoriamento remoto, em gerenciamento agrícola e aplicações em agricultura de precisão, Antonio Arns vai falar sobre a utilização das novas tecnologias  nas propriedades rurais. “A ideia na Abertura da Colheita é mostrar como podem ser utilizadas essas ferramentas junto com a mão de obra e como o produtor pode otimizar e aumentar a sua rentabilidade com esses produtos”, informa.

A diretora da Sementes Rancho King destaca que o painel de Inovação vai apresentar técnicas de manejo já aplicadas nas propriedades rurais, assim como exemplos de êxito na aplicação de algumas tecnologias. Betania também ressalta que serão mostradas novidades e como o produtor pode acessar essas informações. “Vai ser um painel amplo, mas que vai direcionar o produtor para que ele possa buscar informações que forem relevantes para a sua propriedade”, observa.

O palestrante Lucas Cardoso coloca que desde 2019 vem aprendendo cada vez mais sobre os processos de manejo da irrigação em lavouras de arroz através da Green Next. Salienta que vai mostrar o seu aprendizado nos últimos 3 anos referente à importância e os benefícios das tecnologias “IoT 4.0” para o desenvolvimento das fazendas e quais as facilidades e novos desafios que a automação no campo trás. “Vamos ver exemplos práticos de empresas que usam tecnologias inovadoras no seu dia a dia e mostrar o que isso tem gerado em termos de economia e velocidade para o produtor”, enfatiza.

O advogado e produtor rural Luís Fernando Pires, que vai mediar o painel, também pontua a importância da inovação. “Essa tecnologia embarcada é muito importante para os nossos produtores rurais para aumentar a competitividade e a produtividade, e com isso gerar rentabilidade”, afirma.
.
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com atividades presenciais e on-line. O evento contará com um Protocolo Sanitário visando à prevenção e ao enfrentamento da epidemia e será realizado em ambiente totalmente aberto. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, inscrição preferencialmente no modo digital ou eletrônico, materiais de sinalização e equipe de orientação aos visitantes. Por normas do Governo Estadual, haverá a exigência do passaporte vacinal ou como alternativa a apresentação do PCR negativo.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

O conteúdo Produtor contará com painel sobre inovação e tecnologia na Abertura Oficial da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/produtor-contara-com-painel-sobre-inovacao-e-tecnologia-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Cenários da economia brasileira para 2022 serão tema de painel na Abertura da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/cenarios-da-economia-brasileira-para-2022-serao-tema-de-painel-na-abertura-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/cenarios-da-economia-brasileira-para-2022-serao-tema-de-painel-na-abertura-da-colheita-do-arroz/#respond Mon, 07 Feb 2022 15:03:45 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3279 O Painel “Cenários e Perspectivas da Área Econômica”, que será realizado na quarta-feira, 16 de fevereiro, durante a 32ª Abertura ... Leia Mais

O conteúdo Cenários da economia brasileira para 2022 serão tema de painel na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
O Painel “Cenários e Perspectivas da Área Econômica”, que será realizado na quarta-feira, 16 de fevereiro, durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, vai apresentar as possíveis trajetórias da economia brasileira para 2022. A palestra ficará à cargo do professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fábio Pesavento, mestre e doutor em economia, com mediação do economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul),  Antônio da Luz.

Conforme Pesavento, entender o cenário prospectivo é de fundamental importância para a construção das ações que devem ser adotadas hoje. “Sempre que conseguimos apontar as possíveis trajetórias da economia, podemos ajustar diferentes frentes do negócio a fim de amenizar riscos, encontrar soluções e, principalmente, visualizar oportunidades. Nesse sentido, o painel serve a esse propósito, qual seja, teremos a oportunidade de compartilhar cenários da economia brasileira com um setor de fundamental importância para o desempenho do  Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma.

Pesavento ressalta que o agronegócio gaúcho iniciou 2022 com a presença da temida estiagem e a quebra de produção de culturas importantes, como soja e milho, já atingiu os 50%, chegando a ultrapassar os 75% em algumas regiões. Observa, portanto, que o resultado, conforme verificado em eventos similares no passado, será um crescimento menor do PIB do Rio Grande do Sul, em função dos efeitos que a produção primária exerce sobre a atividade econômica, setor externo e contas públicas. “Além disso, o choque de oferta vai impactar os preços dos alimentos, que já estão elevados”, pontua, destacando ainda a inflação e a trajetória de alta da taxa de juros Selic.

O professor da ESPM salienta que outro ponto que dificulta um resultado melhor para a economia brasileira neste ano é o quadro fiscal. Segundo Pesavento, apesar da melhora das contas públicas em 2021, o resultado primário do governo está deficitário desde 2014. “Isso significa que não conseguimos equilibrar despesas e receitas, sem contar os juros da dívida. Esse cenário negativo foi agravado pelos gastos realizados para fazer o enfrentamento da pandemia. Não é o panorama ideal, porém a sociedade brasileira já superou momentos muito mais desafiadores e, com certeza, vamos passar por mais este, em especial com a vacinação a pleno”, sinaliza.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com atividades presenciais e on-line. O evento contará com um Protocolo Sanitário visando à prevenção e ao enfrentamento da epidemia e será realizado em ambiente totalmente aberto. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, inscrição preferencialmente no modo digital ou eletrônico, materiais de sinalização e equipe de orientação aos visitantes. Por normas do Governo Estadual, haverá a exigência do passaporte vacinal ou como alternativa a apresentação do PCR.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective

O conteúdo Cenários da economia brasileira para 2022 serão tema de painel na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/cenarios-da-economia-brasileira-para-2022-serao-tema-de-painel-na-abertura-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Perspectivas do mercado orizícola serão discutidas na Abertura da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/perspectivas-do-mercado-orizicola-serao-discutidas-na-abertura-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/perspectivas-do-mercado-orizicola-serao-discutidas-na-abertura-da-colheita-do-arroz/#respond Thu, 03 Feb 2022 16:43:13 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3274 O mercado do arroz e a situação nacional e internacional do grão vão ser os assuntos pautados na quinta-feira, 17 ... Leia Mais

O conteúdo Perspectivas do mercado orizícola serão discutidas na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
O mercado do arroz e a situação nacional e internacional do grão vão ser os assuntos pautados na quinta-feira, 17 de fevereiro, durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O painel “Perspectivas de Mercado para a Temporada 2022/2023” terá uma palestra do consultor de Mercado da Safras e Mercado, Élcio Bento, com a mediação do produtor rural e presidente da Cooperativa Arrozeira Palmares, José Mathias Bins Martins.

De acordo com Bento, a ideia da apresentação é fazer um panorama geral do mercado, partindo da opinião de que o mercado brasileiro não é simplesmente uma questão de oferta e demanda interna. “Existem parâmetros da relação de preços que estão ligados ao mercado internacional e ao mercado de câmbio. Considero três pilares para a formação dos preços que são os preços internacionais, o comportamento cambial e o abastecimento nacional”, observa.

No mercado internacional, o especialista vai abordar um panorama geral mostrando quem são os grandes exportadores, como está a situação de abastecimento e dando uma importância para os Estados Unidos, que é um concorrente claro das exportações brasileiras de arroz em casca, especialmente para os países da América Central. “Também vamos olhar as importações dos países do Mercosul que são concorrentes diretos no mercado brasileiro.  Após a abordagem do mercado internacional, vamos focar no mercado brasileiro com a situação do abastecimento nacional, de quais as características deste ano comercial, projeções do mercado brasileiro e o comportamento de preços”, destaca.

Para Bins Martins, é importante o debate sobre o mercado devido a atual conjuntura que o setor passa em relação aos preços do produto. “Sempre é oportuno falarmos das perspectivas de mercado, principalmente em um momento como este que estamos em uma indefinição muito grande de preços. Após a pandemia tivemos um preço muito alto e depois ele caiu muito em um movimento de pouco mais de um ano. Tratar deste assunto para poder entender o que está acontecendo no mercado e orientar o produtor é sempre muito oportuno”, ressalta.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), e seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

O conteúdo Perspectivas do mercado orizícola serão discutidas na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/perspectivas-do-mercado-orizicola-serao-discutidas-na-abertura-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Aviação agrícola: balanço anual da frota será divulgado na Abertura da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/aviacao-agricola-balanco-anual-da-frota-sera-divulgado-na-abertura-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/aviacao-agricola-balanco-anual-da-frota-sera-divulgado-na-abertura-da-colheita-do-arroz/#respond Tue, 01 Feb 2022 14:11:30 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3265 O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) apresentarão em fevereiro ... Leia Mais

O conteúdo Aviação agrícola: balanço anual da frota será divulgado na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) apresentarão em fevereiro o balanço do crescimento da frota aeroagrícola do País. Será durante a programação da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre nos dias 16 e 18, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. A programação será na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado e, pelo sexto ano consecutivo, o setor aeroagrícola estará presente no roteiro das Vitrines Tecnológicas.

O Brasil tem a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo, com 2.352 aeronaves, segundo o balanço de 2020, apresentado no início do ano passado. Com isso, o País segue atrás (em quantidade de aeronaves) apenas dos Estados Unidos e à frente de potências do setor como a Argentina, Austrália, Canadá, México, Nova Zelândia e Uruguai.

SIMBOLISMO
Dois mil e vinte e dois será o quarto ano em que o balanço da frota nacional será apresentado durante a Abertura da Colheita do Arroz. O que, de acordo com o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, tem um caráter simbólico especial para o setor. “Capão do Leão é ao lado de Pelotas, que é onde nasceu a aviação agrícola brasileira, em 1947. Além disso, o Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota aeroagrícola, no ranking dos Estados, e o arroz está entre as principais culturas atendidas pelo setor”, enumera.
O levantamento da frota é feito desde 2009 pelo agrônomo e consultor do Sindag Eduardo Cordeiro de Araújo, com base nos dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Araújo – que figura entre os pioneiros do setor no Brasil e é um dos fundadores do Sindag – também está apurando para o relatório dados sobre o crescimento da frota de turboélices em relação às aeronaves de motores a pistão, além de números sobre empresas aeroagrícolas (que prestam serviços para produtores) e operadores privados (produtores rurais, cooperativas ou empresas de produção que aeronaves para suas próprias lavouras).

AVIÃO EM EXPOSIÇÃO
A exemplo da edição de 2020, o estande do Sindag e do Ibravag 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá novamente a exposição de um avião agrícola e mostra de sua tecnologia embarcada. Além disso, os visitantes poderão acompanhar, com a ajuda de óculos de realidade virtual, todos os passos de uma operação aeroagrícola – desde o planejamento da missão, passando pela preparação da aeronave até o voo sobre a lavoura (com a visão 360 graus de dentro do cockpit). 
Com o tema A produção de alimentos no pós-pandemia – novos patamares, novos desafios, o evento será também uma oportunidade de mostrar aos produtores, técnicos, autoridades e imprensa no evento o papel fundamental que a aviação tem tido do setor primário. “Não só na retomada, mas como setor considerado atividade essencial e que seguiu trabalhando para ajudar o campo a atender a demanda de alimentos e insumos mesmo na fase mais crítica da pandemia”, assinala Gabriel Colle.

Texto e Foto: Imprensa Sindag

O conteúdo Aviação agrícola: balanço anual da frota será divulgado na Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/aviacao-agricola-balanco-anual-da-frota-sera-divulgado-na-abertura-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Abertura da Colheita do Arroz debate benefícios da pecuária para os sistemas de produção https://ufaafinanceira.com.br/abertura-da-colheita-do-arroz-debate-beneficios-da-pecuaria-para-os-sistemas-de-producao/ https://ufaafinanceira.com.br/abertura-da-colheita-do-arroz-debate-beneficios-da-pecuaria-para-os-sistemas-de-producao/#respond Tue, 01 Feb 2022 13:50:24 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3260 O consórcio da lavoura com a pecuária também terá espaço nos painéis realizados na Abertura Oficial da Colheita do Arroz ... Leia Mais

O conteúdo Abertura da Colheita do Arroz debate benefícios da pecuária para os sistemas de produção aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
O consórcio da lavoura com a pecuária também terá espaço nos painéis realizados na Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O painel “Pecuária como aliada na melhor eficiência do sistema produtivo” ocorre na tarde de quinta-feira, 17 de fevereiro. Participam do debate o titular da Wolf Agricultura e Pecuária de Dom Pedrito (RS), Frederico Wolf, e a proprietária do Grupo Pitangueira, de Itaqui (RS), Clarissa Lopes Peixoto, mediados pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Danilo Sant’Anna.

Segundo Clarissa, este consórcio entre agricultura e pecuária, com a variedade de culturas, auxilia a melhorar as produtividades tanto em quilos de boi quanto em quantidade de arroz e soja. “É uma maneira que viabiliza a atividade, pois temos que utilizar o campo todos os dias do ano, mas da melhor maneira possível, não só de uma forma extrativista, mas de uma forma agregando algo a ele e preservando. Tendo uma agricultura de qualidade, também temos uma pecuária excelente, e isso agrega valor”, destaca.

Wolf ressalta que o objetivo no painel é passar ao público a importância da pecuária no cenário agrícola, da integração da pecuária principalmente com as lavouras de arroz e soja, que são as principais culturas desta região. “A pecuária sempre foi importante e cada vez mais vem aumentando as suas tecnologias. Vamos contar um pouco do que enxergamos desta integração, dando um recado em termos financeiros e econômicos dentro da atividade”, salienta.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), e seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Grupo Pitangueira/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

O conteúdo Abertura da Colheita do Arroz debate benefícios da pecuária para os sistemas de produção aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/abertura-da-colheita-do-arroz-debate-beneficios-da-pecuaria-para-os-sistemas-de-producao/feed/ 0
Sustentabilidade é pauta de painel na Abertura Oficial da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/sustentabilidade-e-pauta-de-painel-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/sustentabilidade-e-pauta-de-painel-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/#respond Thu, 27 Jan 2022 18:01:05 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3222 Os desafios sustentáveis para as lavouras estarão em pauta na 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e ... Leia Mais

O conteúdo Sustentabilidade é pauta de painel na Abertura Oficial da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
Os desafios sustentáveis para as lavouras estarão em pauta na 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Na tarde de quarta-feira, 18 de fevereiro, a programação de painéis encerrará com o debate “A produção de alimentos alinhada à sustentabilidade ambiental: desafios do produtor (gaúcho) no Mundo Pseudoambiental”. Participam da discussão o diretor jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Anderson Belloli, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Domingos Velho Lopes, e a pesquisadora do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Mara Grohs, mediados pelo presidente da Comissão de Agricultura da Federação das Associações dos Municípios do RIo Grande do Sul (Famurs), Sílvio Rafaeli.

Segundo Belloli, o painel ambiental da Abertura Oficial da Colheita do arroz foi formatado dentro da ideia geral da programação do evento, que almeja levar informações ao produtor sobre como será a produção de alimentos no Pós-Pandemia. “No que tange especificamente ao painel, o escopo é, primeiramente, chamar atenção do setor acerca da necessidade de estar atento às exigências legais ambientais vigentes no país. Além disso, busca mostrar à sociedade brasileira que o produtor alia alimento com sustentabilidade ambiental. E, por fim, postular junto ao Estado brasileiro que não aceite passivamente insinuações sobre a produção de alimentos no Brasil de líderes estrangeiros, que, não raro, usam desse discurso com o objetivo de criar factoides aptos a reverter, na verdade, barreiras comerciais aos produtos agrícolas  do país”, destaca.

Velho Lopes coloca que a ideia também é colocar a visão do produtor rural, em especial o arrozeiro, dentro do contexto da COP 26. “A COP 26 teve um grande mérito em colocar a atividade agrossilvipastoril como parte da solução dos efeitos dos gases de carbono, não só o metano na parte de pecuária mas toda a emissão de carbono de toda a cadeia. Então a ideia é colocar a par o produtor rural dentro deste contexto, com uma visão proativa, dentro do desenvolvimento sustentável onde o tripé preservação do meio ambiente, evolução social e desenvolvimento econômico andam em paralelo. Essa é a finalidade, a colocação do produtor como parte da solução dos gases de efeito estufa e o balanço de carbono dentro atividade produtiva rural”, ressalta, acrescentando também que serão relatadas as ações coletivas das entidades em prol do arrozeiro quanto às resoluções que norteiam as atividades orizícolas.

Mara reforça também outros pontos que serão discutidos durante este debate. “O painel abordará a temática da sustentabilidade da lavoura de arroz irrigado sendo uma das temáticas a emissão de gases do efeito estufa e a qualidade da água utilizada na cultura”, salienta.

Mediador do debate, Rafaeli reforça que os três especialistas vão discorrer sobre o que o produtor vive dentro da lavoura, nesse sistema onde é preciso mostrar para a sociedade o quanto o agricultor é alinhado com a sustentabilidade, à fauna e à flora que existem dentro do cenário agrícola. “Tenho certeza que este tema será de extrema importância porque o mundo nos vê como malfeitores e temos que tirar essa ideia. Quanto mais a sociedade ver o que acontece dentro de uma lavoura terá a nitidez de que o produtor está alinhado com a preservação”, frisa.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

O conteúdo Sustentabilidade é pauta de painel na Abertura Oficial da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/sustentabilidade-e-pauta-de-painel-na-abertura-oficial-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Senar-RS levará oficinas de Operação de Drones para Abertura da Colheita do Arroz https://ufaafinanceira.com.br/senar-rs-levara-oficinas-de-operacao-de-drones-para-abertura-da-colheita-do-arroz/ https://ufaafinanceira.com.br/senar-rs-levara-oficinas-de-operacao-de-drones-para-abertura-da-colheita-do-arroz/#respond Tue, 25 Jan 2022 15:49:00 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3226 Manter-se competitivo na agricultura e na pecuária, aumentando qualidade e produtividade, exige modernização. E uma das ferramentas tecnológicas mais versáteis ... Leia Mais

O conteúdo Senar-RS levará oficinas de Operação de Drones para Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
Manter-se competitivo na agricultura e na pecuária, aumentando qualidade e produtividade, exige modernização. E uma das ferramentas tecnológicas mais versáteis para auxiliar os produtores são os drones. Esses veículos aéreos podem ser empregados em diversas funções – da pulverização ao levantamento altimétrico, passando pela contagem de cabeças de gado e árvores no pomar, além da verificação de danos e pragas.

Para ampliar o interesse dos produtores sobre essa possibilidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) realizará oficinas diárias durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro, em Capão do Leão (RS).
Conforme o agrônomo e Técnico em Formação Profissional Rural Henrique Padilha, a oficina Drone na Agricultura é uma pequena amostra do curso Operação de Drones, oferecido regularmente pelo Senar-RS. Na Abertura da Colheita, a atividade será realizada quatro vezes por dia, com duração de 30 minutos de ações teóricas e práticas.

“Nos primeiros 15 minutos, o instrutor vai apresentar as possibilidades de uso do drone e como isso pode ajudar o produtor rural. Na segunda metade, ele fará o planejamento do plano de voo e a demonstração prática do uso do equipamento realizando a captação de imagens aéreas”, explica Padilha.
Seguindo um ditado que diz que “é o olho do dono que engorda a boiada”, William Maas, produtor rural em Candelária, fez o curso em 2020. Segundo ele, o uso do aparelho torna o trabalho nas lavouras de arroz e soja muito mais prático.

“Dá para detectar falhas de plantio, alguma doença na cultura, se furou uma taipa. Com as imagens em tempo real, posso ver se há algum problema sem ficar me deslocando. Hoje, passo o dia de um lado e para outro na lavoura para ver se está tudo bem. Com o drone, posso saber da situação e tomar uma decisão mais rápido”, valoriza Maas.

O evento
O Senar-RS levará à Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – que sediará a Abertura Oficial da Colheita do Arroz -, uma estrutura própria para atendimento aos produtores rurais. Na unidade móvel da instituição, técnicos vão prestar informações e tirar dúvidas sobre cursos e programas oferecidos.


Em 2022, o evento terá como tema “A produção de alimentos no pós-pandemia. novos patamares, novos desafios”, terá atividades presenciais e on-line, além das tradicionais vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Oficina Drone na Agricultura
Quando: dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022
Horários: 10h, 11h, 14h e 15h
Onde: Espaço Senar na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado (Av. Eliseu Maciel, s/nº,  Capão do Leão)
Inscrições: no local

O conteúdo Senar-RS levará oficinas de Operação de Drones para Abertura da Colheita do Arroz aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/senar-rs-levara-oficinas-de-operacao-de-drones-para-abertura-da-colheita-do-arroz/feed/ 0
Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com delegações internacionais https://ufaafinanceira.com.br/abertura-oficial-da-colheita-do-arroz-contara-com-delegacoes-internacionais/ https://ufaafinanceira.com.br/abertura-oficial-da-colheita-do-arroz-contara-com-delegacoes-internacionais/#respond Mon, 24 Jan 2022 21:58:29 +0000 https://ufaafinanceira.com.br/?p=3215 A organização da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas realizou nesta segunda-feira, 24 de janeiro, ... Leia Mais

O conteúdo Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com delegações internacionais aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
A organização da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas realizou nesta segunda-feira, 24 de janeiro, coletiva de imprensa virtual para detalhar a programação do evento que ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Consolidado nacionalmente, o evento traz como tema “A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia”. Novos Patamares, Novos Desafios”, e tem a sua programação voltada a apresentar ferramentas para a gestão de negócios dos produtores. A expectativa é de que 7 mil pessoas participem presencialmente e 3 mil de forma on-line.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, iniciou a coletiva destacando que a informação é cada vez mais um ativo fundamental para a gestão eficiente das propriedades rurais. “Nós temos um protagonismo na produção nacional, o que nos traz uma responsabilidade muito grande em apresentar aos produtores as ferramentas necessárias para uma boa condução dos seus negócios”, afirmou, informando que já estão confirmados mais de 90 expositores.

Segundo Velho, neste ano, ocorrerá de forma inédita a visita do Fundo Latinoamericano de Arroz Irrigado (Flar a sigla para o nome em espanhol) que fará sua primeira reunião presencial após dois anos e estão programados para conhecerem o evento. “O Flar vem colaborar e engrandecer ainda mais a Abertura da Colheita do Arroz que tem, neste ano, a confirmação da presença de mais de 17 países”, colocou, ressaltando que a programação do evento contará com pautas de mercado, tendências em relação à demanda alimentar, cenários e perspectivas, sustentabilidade na área ambiental, inovação e tecnologia, assim como gestão eficiente da pecuária. “Também teremos um painel sobre custos de produção, um tema atual e que nos preocupa muito. Enfim, um programa que se encaixa muito bem neste viés que a Federarroz acredita que é a rotação de culturas. E teremos ainda as homenagens com a entrega da Pá do Arroz”, concluiu.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Machado, salientou que o evento é o fórum adequado para discutir todas as questões que envolvem a cadeia produtiva do arroz. Reforçou a presença de 40 vitrines tecnológicas com o que há de mais moderno na pesquisa e extensão rural. “É importante a presença do nosso produtor para olhar in loco e conversar com os nossos técnicos e extensionistas, olhar de perto o que está se fazendo e o que está se buscando para o futuro da cadeia orizícola”., colocou Machado, agradecendo pela parceria em um momento importante de estruturação do Instituto. Também salientou que o evento terá muita troca de conhecimento e de experiência, seguindo todos os protocolos sanitários para a segurança dos presentes.

O coordenador técnico da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, André Andres, lembrou que este é o quarto ano da Abertura da Colheita na Estação Experimental Terras Baixas, o que é motivo de orgulho pela confiança da Federarroz. Conforme Andres, isto quer dizer que algumas coisas estão dando certo, como as vitrines tecnológicas que iniciaram na safra 2018/2019 com três hectares e hoje, na safra 2020/2021, já supera os nove hectares. “Lá atrás nós falávamos de arroz e ainda tinha milho e soja, e atualmente é uma realidade os grãos, com a entrada da integração com a pecuária. É muito bom participar desse crescimento”, observou. Andres colocou, ainda, que a Abertura da Colheita do Arroz  é o maior evento dentro da Embrapa no Brasil, com o envolvimento de mais de nove unidades da empresa.

Temas setoriais também foram abordados durante a coletiva, em especial sobre a estiagem no Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da Federarroz, os levantamentos sobre perdas ainda estão sendo feitos, mas certamente haverá uma diferença na produção total. “A seca tem se agravado, estamos preocupados porque há um cenário preocupante em relação à custos e preços com uma queda de mais de 40% pago aos produtores e isso nos traz uma obrigação maior de altas produtividades. Por isso falamos da intensificação dos sistemas de produção. Isso nos trará estas altas produtividades e fará com que os produtores tenham melhores condições de enfrentar este momento preocupante”, destacou. O presidente do Irga lembrou que a instituição organizou um comitê de monitoramento dos efeitos da estiagem e semanalmente tem colocado este relatório para conhecimento de toda a cadeia produtiva. “Estamos fazendo estes levantamentos com muito cuidado e atenção”, reforçou. 

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Irga Zona Sul/DivulgaçãoTexto: Rejane Costa e Larissa Mamouna/AgroEffective

O conteúdo Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com delegações internacionais aparece primeiro em Ufaa Financeira.

]]>
https://ufaafinanceira.com.br/abertura-oficial-da-colheita-do-arroz-contara-com-delegacoes-internacionais/feed/ 0